A CF SOLUÇÕES EM TI vai te ajudar a configurar essa funcionalidade passo a passo.
A carta de cobrança é um instrumento muito útil de comunicação entre o credor e o devedor comunicando a existência de um débito ou até mesmo de títulos a vencer. O modelo tradicional de envio da carta de cobrança é alto devido às tarifas de postagens, por isso o envio de e-mail ajuda sua empresa com agilidade e sem custo de envio.
A rotina Carta de Cobrança do Protheus® permite o envio para títulos em atraso ou a vencer.
Nesse post vamos ajudar você a configurar o layout.
O primeiro passo para utilizar a rotina que envia cartas de cobrança é efetuar a configuração de um Layout. Esse layout pode ser alterado ou até mesmo ser excluído caso haja necessidade.
Para iniciar a configuração acesse o smartclient colocando no programa inicial sigaadv ou sigafin para ter acesso ao módulo Financeiro. Siga o menu ->Atualizações->Cadastros->Cartas de Cobrança e clique na opção incluir.
Vamos preencher os campos obrigatórios do layout. Vou demostrar campo a campo para uma configuração simples do layout.
Campos:
Cód Layout – 000001
Descrição – CARTA COBRANÇA
Status – 1 – Ativo
Saudação – Prezado Cliente,
TXT Carta – Estamos entrando em contato, pois consta em nossos cadastros existem duplicatas em aberto.
TP Envio – 1 – Email (vamos enviar apenas por e-mail)
Conclusão: Caso o pagamento tenha sido efetuado, pedimos que desconsidere esta cobrança.
Na guia dados do titulo vamos selecionar os campos que queremos enviar na carta de cobrança.
Vamos selecionar os campos:
E1_NUM
E1_EMISSAO
E1_VENCTO
E1_VALOR
Após incluir essas informações nosso layout está pronto para ser utilizado.
Agora vamos gerar a cobrança através da rotina Envio de Cartas de Cobrança. Acesse a opção do menu, Atualizações->Contas a Receber->Envio de Cartas de Cobrança. O sistema disponibiliza um wizard com 7 passos para a geração:
A primeira tela é apenas informativa, basta avançar.
Na segunda opção vamos selecionar os parâmetros da rotina:
Como exemplo temos um titulo vencido em 30/07/2019 eoutro em 31/07/2019. Estamos processando a rotina no dia 01/08/2019. Selecionamos os parâmetros conforme imagem abaixo e avançamos.
Obs: existem outras opções disponíveis conforme a necessidade da sua empresa.
Agora temos que selecionar o layout a ser utilizado, em nossa simulação temos apenas um layout, porém poderíamos ter outras opções configuradas. Avançamos.
Agora chegou a hora de escolhemos para qual cliente vamos enviar a cobrança. Em nossa simulação possuímos títulos vencidos para dois clientes e vamos enviar a cobrança para os dois.
Na próxima tela o sistema vai listar os títulos conforme a seleção dos clientes. O sistema nos trouxe 3 títulos, se vocês clicarem na legenda virão que os mesmos estão em atraso. Selecionamos e clicamos em próximo.
A próxima tela é apenas informativa, onde a rotina esta informando que ao clicar em próximo o sistema vai efetivara carta de cobrança. Clicamos em próximo.
Após esse momento o sistema informa que o envio das cartas de cobrança foram efetuados e disponibiliza a consulta do em log para maiores detalhes. Conclua a execução da rotina.
Com base nas configurações que fizemos, nosso cliente recebera um e-mail conforme a imagem abaixo.
Concluímos!!!! Essas eram as informações que queríamos passar pra vocês. Espero que tenham gostado. Deixe suas duvidas nos comentários.
Até a próxima.
Pré – Requisitos
Ter os parâmetros configurados:
– MV_RELACNT: preencha com o e-mail do remetente
– MV_RELAPSW: senha do e-mail.
– MV_RELBODY: preencha com o assunto do e-mail.
– MV_RELFROM: preencha com o e-mail do remetente a ser enviado o relatório dos envios.
– MV_RELSERV: preencha com o servidor smtp.
– Ter o campo E-mail do cadastro de Clientes esteja devidamente preenchido.
– Ter títulos em aberto ou a vencer.
Técnico
• FWP – Cartas de Cobrança
• FWQ – Regras de envio
• FWS – Dados dos títulos
• FWT – Cartas enviadas